sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Educação 3.0 exige que você passe a 5 marcha! (rs)

     Como assim, educação 3.0? Educação e velocidade parecem assemelhar-se ou, pelo menos, permitem aproximação de seus conceitos. A educação 3.0 não teria significado algum sem que haja uma compreensão precisa entre mercado de trabalho  vs educação e ensino. Mas o assunto é deveras vasto e deixo a cada um o anseio em aprofundar-se nestas reflexões. Deixo apenas a sugestão para que, neste mosaico trabalhoso, o nome de Stuart Hall não seja esquecido principalmente quando ele descreve o conceito da identidade pós-moderna. Esta trajetória descreve um andar de um sujeito do iluminismo, sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno. Em cada uma destas etapas históricas as faces do homem, no enfrentamento do seu labor e o conhecimento necessário para desempenhar tarefas, emerge de forma irremediável. Poderíamos simplificar este assunto da seguinte maneira, a relação do homem com o trabalho  se tece pelo conhecimento e pelo ensino, ou seja, aprender um "ofício" requer saber algo. Vamos objetivar mais ainda, se no passado, o homem aprendeu a arte da lavoura para logo depois encarar os desafios das indústrias e das máquinas, hoje as ferramentas tecnólogicas obriga-o a encarar novas demandas. Estas demandas constituem uma nova organização da estrutura de ensino e, por conseguinte, dos educadores e dos estudantes.
      A educação 3.0  é o entrelace do ensino com a tecnologia, uma lavoura de circuito, um conjunto de máquinas conectadas em/com redes e em/com homens. Nada complexo! Aprender requer remodelar realidades. Cabe aos educadores assimilar em suas hemácias as transformações das ferramentas disponíveis para maximizar o desempenho de seus alunos. A sala transborda, de todas as formas! Derrama para fora de suas paredes o derretimento das grades invisíveis que, por longos periodos, distanciaram o homem da materialidade da informação. As ferrovias da informação se tornaram redes, internet! Parece um nome que abre portas, e é! Um "pirlimpimpim" de imagens e acessos! Uma porta aberta que proporciona contatos! Ora, a educação deve beber desta nova água que tem nos conceitos da educação 3.0 uma fonte promissora. Falar em educação 3.0 é constituir e assumir novas estruturas mentais que convivem com os mais diversos "saberes" pelo viés dos aparatos tecnológicos, e que se reconstroem na internacionalização/compartilhamento do "conhecer".
       A materialidade dos livros ganham novo corpo e não é por acaso já que o homem ganha, paralelamente, novos olhos! Olhos  que percebem que por trás da tela do computador, os textos são contrastes de luz e sombra, papel branco e palavras tingidas,  em sua maioria, de negro. Mas até isso se transforma, formato, cores, organização, layout!
        Sugiro o vídeo abaixo para maiores esclarecimentos.
http://www.youtube.com/watch?v=AdQIYIg4-Ww

Um comentário:

  1. Suas postagens são ótimas. Mas é preciso pegar o jeito do blogue. Fazer mais e menores publicações. É importante adquirir uma frequência mais dinâmica. Os temas também deveriam estar mais relacionados diretamente às discussões da disciplina. Então temos aqui um problema mais de forma, porque o conteúdo é muito interessante.

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