quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Software livre

No mundo voltado para o capital e para as regras de controle financeiro no uso das ferramentas tecnológicas, o sentido de 'software livre' cria novos horizontes. Para entender a quais horizontes me refiro, devemos entender processos da criação de um software. Inicialmente, o software pode estar incluido em duas categorias, o 'software livre' e o 'software proprietátio'. Ora, sendo o software um programa que possui usos especificos a depender de sua finalidade, ser livre ou proprietário significa apenas duas visões financeiras, ser pago ou de graça. O software livre tem como caractseristica o acesso ao seu código fonte. O código fonte é a linha de regras e comandos cujo o texto é descrito em linguagens de desenvolvimento de programas. Então, o software livre, disponibiliza o seu código fonte e para alguma alteração neste código é necessário o dominio da linguagem. Mas aí então surge uma pergunta, e o WIKPEDIA, não é um software livre? Mesmo que o seu uso seja gratuito e não tenhamos acesso ao seu código fonte ele está inserido nesta categoria? Sim! No entanto, o acesso de manipulação de dados se dá ao nivel de seu conteúdo. O linux, por exemplo, que e um sistema operacional, uma plataforma sobre a qual outros programas proprietários podem ser são executados, possui um acesso ao código e, por não comercializado financeiramente, pode ser considerado um software livre.

Poderíamos supor que por ter este aceso de manipulação tão disponível, o software livre oferece pouca segurança diante de tantos erros que podem surgir mesiante a manipulação de seus dados. Correto? Errado! Quanto mais livre é o software  "..mais estável e mais seguro ele se apresenta por que é desenvolvido de forma colaborativa". Quando alguma informação é alterada no WIKPEDIA há uma ação colaborativa entre os usuários que terminam por atestar a informação, auditá-la ou corrigí-la.

Desta forma há um conceito de liberdade para que o sofware possa ser considerado livre, ou seja, liberdade para qualquer fim, liberdade para acesso a fonte, liberdade para melhorá-lo,  liberdade para distribuir as alterações (Julio Neves) .

Nos ambientes educacionais é imperscindível a escolha pelo uso do software livre diante de seu CUSTO ZERO. As escolas públicas´precisam ter acesso a informações de forma a constituir custos menores para as suas minguadas reservas. O software proprietário grita por seu imperialismo no intuito de tolir acessos gartuitos para aobtenção de lucros vantajosos. Ir de encontro ao software proprietário é abraçar a democratização da informação. Viva a ele!

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